A expectativa de vida aumentou de forma significativa nas últimas décadas em todo o planeta. Embora a pandemia tenha desacelerado esta projeção, em 1960 – quando a ONU passou a compilar dados globais – a expectativa era de se viver até os 52 anos; hoje a média mundial é de 72 anos. No Brasil, o salto foi ainda maior, de 48 para 75 anos no mesmo período.
Importante destacar que a expectativa de vida é uma média. Ou seja, tem muita gente entre 80, 90 e até 100 anos com boa qualidade de vida. Melhoria na higiene e na alimentação, além de avanços na medicina, na tecnologia e na imunização são alguns dos fatores para esta evolução.
Mais do nunca, é preciso compreender como este amadurecimento da população impacta as oportunidades de negócios, a coexistência de diferentes gerações nas empresas e o mercado de trabalho.
Enquanto muitos se preocupam com novas gerações – millennials, zoomers, alfas… -, o planeta envelhece e temos um novo e poderoso consumidor, com seu estilo de vida e comportamento de compra diferente que precisamos conhecer melhor.
O que é a silver economy?
Quem é estes novos consumidores 50+? E como consomem?
Como pensam e se comportam na vida pessoal?
Como se posicionam no mercado de trabalho?
Que oportunidades de mercado a longevidade apresenta?
Quais exemplos práticos de iniciativas de empresas para este mercado? Vamos compreender melhor o mercado da economia prateada com uma das especialistas pioneiras na área: Layla Vallias vai analisar na ExpoGestão o que mudou no comportamento e nos hábitos do público 50+ e como esta revolução de longevidade está transformando as pessoas, os negócios e a sociedade.