O Mercado Livre é uma das empresas mais valiosas da América Latina com operações na Bolsa de Valores – Nasdaq. É o maior e mais completo marketplace do Brasil e da América Latina. A gigante do e-commerce soma mais de 74 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores em seus países de atuação. A cada segundo são registradas 29 vendas na plataforma – sendo produtos de diversas categorias – inclusive supermercado.
A companhia revolucionou a logística no país, com muito investimento em tecnologia e em pessoas. Com isso, construiu uma malha logística ampla e robusta, com uma infraestrutura superior a 1,2 milhão m² de armazenagem. Atualmente, o Mercado Livre envia as suas encomendas em até um dia para mais de 2,1 mil cidades brasileiras, perpetuando a missão de democratizar o comércio, o dinheiro e, também, as entregas – garantido a melhor experiência de compra e venda para os seus usuários.
Mas a dúvida é: como o Mercado Livre conseguiu ser este titã do e-commerce?
Em quais tecnologias eles investem para seguir a liderança e ter a entrega mais rápida do país?
Como eles desenharam este processo logístico a partir da experiência do usuário?
Como alinhar a etapa física da distribuição com um processo de vendas cujo mindset é totalmente online? Para falar sobre os desafios de organizar esta cadeia logística de dimensões continentais e sobre as tendências da logística para o e-commerce, a ExpoGestão traz uma palestra com o responsável por esta área de negócios na empresa, o Diretor de Logística do Mercado Livre, Luiz Augusto Vergueiro.