O mercado de trabalho ainda é mais restrito para profissionais dessa faixa etária

Voltar 23 de Fevereiro de 2023
  • Liderança e Pessoas

  • ExpoGestão 3,15 min

População 50+ vai dobrar no planeta

Cerca de 26% da população brasileira tem mais de 50 anos, mas o que se percebe é que as oportunidades de emprego para essa faixa etária são mais restritas. De acordo com estudo da plataforma de realocação Maturi e da EY Brasil, a participação deste grupo etário não ultrapassa 10% em muitas empresas.

A Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995 Art. 1º, é clara: “É proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade”.

No levantamento realizado, as próprias empresas pesquisadas reconhecem que são etaristas. Quase 80% delas afirmam que existe um viés contrário a profissionais mais experientes. Segundo o presidente da Maturi, Mórris Litvak, aos poucos, a situação começa a mudar pela necessidade. Com a alta rotatividade dos profissionais, algumas empresas passaram a enxergar a responsabilidade, o comprometimento e a inteligência emocional como um diferencial dos 50+.

Durante o evento Longevidade do Expo + Forum 2022, realizado em setembro do ano passado, um painel debateu as vantagens das equipes multigeracionais nas empresas. Entre os pontos mencionados, está a importância do papel da liderança, já que é a primeira vez na história da humanidade que as quatro gerações estão trabalhando juntas.

Participação dos 50+ irá dobrar
A previsão do Global Longevity Economy Outlook é de que a participação dos 50+ na economia global irá dobrar nas próximas três décadas, crescendo de 45 trilhões de dólares para 118 trilhões de dólares em 2050, cerca de 39% do produto interno bruto. O estudo considerou também as 76 economias mais representativas, que correspondem a 95% do PIB global e 79% da população mundial.

Confira 5 pontos extraídos do estudo

Mais pessoas estão vivendo por mais tempo
Entre 2000 e 2019, a expectativa de vida global aumentou em 6 anos, de 67 para 73 anos.
A estimativa é que em 2050 a expectativa de vida seja 77 anos.

Os 50+ já representam uma porção maior da população
Em 2020, 1 em cada 4 pessoas era 50+.
Em 2050, projeta-se que em cada 3 pessoas, 1 seja 50+.

Maior participação na economia
Há 2 anos, a população contribuiu com 45 trilhões de dólares da economia global.
A participação deve aumentar para 118 trilhões de dólares em 2050.

Mais empregos
Aumento de 20% do número de empregos criados em função do mercado consumidor movimentado pelos 50+.

Economias mais jovens se beneficiarão
Os gastos dos 50+ com consumo e doações globalmente irão acelerar as economias de populações mais jovens.
A economia prateada gera PIB, empregabilidade e impostos nos seus países e outras economias ao redor do mundo.

Fonte: https://www.aarp.org/politics-society/advocacy/info-2022/older-adults-global-economy.html


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 20 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens